O Ministério da Educação (MEC) lançou, em 22 de setembro, o novo ciclo do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), que integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A iniciativa tem como foco a qualificação de professores da pré-escola, voltada ao desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita de crianças de 4 a 5 anos.
O programa se organiza em três eixos: gestão e governança, com mecanismos de coordenação e monitoramento; formação de profissionais, por meio de formadores estaduais e municipais; e valorização de práticas pedagógicas inspiradoras. A proposta busca alcançar o universo de aproximadamente 687 mil docentes que atuam na educação infantil no país, conforme dados do Censo Escolar.
Na edição de 2024, o Pro-LEEI contou com a adesão de 26 unidades da Federação e 3.792 municípios, envolvendo cerca de 224 mil professores. Para 2025-2026, já participam mais de 28 universidades federais, 24 estados e 207 mil docentes. As instituições de ensino superior selecionadas são responsáveis por operacionalizar o programa em cada território, com equipes técnicas de referência e apoio a municípios.
O Pro-LEEI integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política de regime de colaboração entre União, estados e municípios, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental e recompor aprendizagens nos anos seguintes, em razão dos impactos da pandemia.
Fonte: Ministério da Educação